Perda auditiva em CriançasSaiba o que Fazer

Durante esta fase, as crianças transitam de uma fase de se verem como uma extensão de você como pai para desenvolver um conceito específico de si mesmos. No começo, trata-se de tudo: “Posso confiar no meu ambiente e as minhas necessidades básicas são atendidas?”, mas depois tornam-se curiosas e mais independentes. O cérebro de uma criança precisa de estimulação sonora desde o primeiro dia para aprender a distinguir sons e reconhecer a fala. Com uma audição normal, começam por reconhecer a voz de seus pais e irmãos em casa.

 

 

 

Pequena conversa com grande impacto

Como seu filho passa a maior parte de seus primeiros anos em casa, eles dependem fortemente de sua constante estimulação de som. Nenhum assunto é muito grande ou muito pequeno – basta falar.

Quanto mais você fala com seu filho, mais você influenciará o sucesso futuro de sua criança em falar, ler e escrever. Pode simplesmente falar o que vocês estão fazendo ou comentar o que estão vendo. 

 Ser capaz de ouvir as vozes dos pais não é apenas relevante para o desenvolvimento da fala, mas também é importante para o sentimento de segurança e conforto da criança em um novo mundo esmagador, no qual o desenvolvimento saudável depende da capacidade de construir a confiança e sentir que seus necessidades básicas estão sendo atendidas. As crianças também pegam muita informação importante através da audição, o que os estimula intelectualmente e socialmente: minha mãe está me parabenizando? Ela está fazendo uma pergunta? Ela está reprovando o que estou fazendo agora?

 

Estimulação de som e linguagem

O fundamento do discurso está sendo estabelecido muito cedo na vida. Mesmo quando as crianças ainda não aprenderam a falar, elas estão constantemente ouvindo. Durante esta fase, é importante que a criança tenha uma exposição adequada aos sons e à fala.

Nos primeiros 5 meses, eles aprendem a distinguir os diferentes sons de um fluxo de fala em unidades separadas (discriminação fonética) e começam a balbuciar. No final da fase de balbucio, a criança experimentará mais com como ele / ela usa palavras diferentes. Começando com palavras simples através de combinações de duas palavras e, em seguida, frases, antes de saber mais de mil palavras com a idade de 3 anos. Se a criança tiver perda auditiva, existe o risco de que elas se atrasem em termos de desenvolvimento de linguagem, o que é por isso que é tão importante se concentrar em exposição adequada ao som e à fala.

 

Um bom começo na vida

Quanto mais cedo a criança receber aparelhos auditivos, melhor. Com a tecnologia de hoje, é possível colocar aparelhos auditivos nas primeiras semanas ou meses após o nascimento. Os aparelhos auditivos Oticon com a tecnologia BrainHearing ajudam as crianças a entender o mundo que as rodeia.

Os aparelhos auditivos amplificam o sinal de fala o mais próximo possível do original e proporcionam ao cérebro da criança o máximo de som relevante para ligar o som ao significado. Embora a perda auditiva ocorra nos ouvidos, o efeito real está no cérebro. É o cérebro que faz sentido do som, então o cérebro deve ser estimulado a desenvolver.

Aparelhos auditivos com tecnologia BrainHearing™  – dando suporte ao aprendizado do seu filho:
• Garante que seu filho tenha uma amplificação mais clara e consistente
• Fornece ao seu filho acesso a mais detalhes importantes em sons de fala para apoiar melhor o desenvolvimento de linguagem
• Apoia o cérebro do seu filho em fazer sentido do som para tirar o máximo proveito de sua audição

Os pais devem garantir que a criança esteja recebendo som, não perguntando, mas sabendo. Os aparelhos auditivos da Oticon para crianças têm luzes LED sinalizando que a bateria do aparelho auditivo está funcionando corretamente.

Aparelhos auditivos Oticon para crianças

Lembre-se: é importante que seu filho use os aparelhos auditivos durante todo o dia – o que pode ser difícil à medida que a criança se torna mais auto-suficiente e pode tentar tirar seus aparelhos auditivos ou perdê-los durante a reprodução. Agende uma consulta profissional auditivo sobre como obter um retentor Oticon Safe Line ou outras medidas para manter os aparelhos auditivos em seu filho.